Ving Tsun para as Crianças

Conceituando Arte Marcial

Arte – Atividade humana ligada à manifestações, realizadas a partir da percepção das emoções e das idéias, com o objetivo de estimular as instâncias da consciência na elaboração de um significado diferenciado para cada obra.
Marcial – Origina-se de Marte, o deus da guerra na mitologia grega. A “guerra” mencionada, diz respeito à “guerra interior”, aquela que se é travada dentro de nós mesmos para a melhor expressão dos nossos valores perante a vida. O conceito de Arte Marcial tem suas origens no Oriente, onde através de movimentos corporais de combate simbólico, o ser humano desenvolve a habilidade de se expressar através de suas ações.

Educação Corporal, Mental e Emocional

Adentrando o pensamento clássico chinês sobre o Ser Humano, encontramos um sistema complexo e encadeado, onde a relação entre o Corpo, Emoção e Mente são processos a serem desenvolvidos em conjunto. É comum na nossa sociedade termos atividades para cada uma dessas especificidades, mas é muito difícil encontramos algo que nos desenvolva de forma plena. Na cultura ocidental temos uma perda significativa em relação aos benefícios do desenvolvimento corporal, o corpo na maioria das vezes é visto como algo estritamente estético e deixamos de valorizar as experiências provenientes da consciência corporal para o desenvolvimento pleno do Ser Humano.

Si Mui Rebeka praticando o Siu Nim Do
Turmas para crianças e adolescentes na Moy Yat Ving Tsun Rio de Janeiro

A Cultura Oriental a favor do Desenvolvimento Humano

No Ambiente Marcial, os processos de convivência simbólicos e ritualísticos da Cultura Chinesa são extremamente importantes para a Consciência Humana, pois o acesso à Tradição, Ancestralidade e Conduta Marcial, possibilitará a estrutura necessária para que os praticantes desenvolvam as relações interpessoais de confiança e respeito mútuo, o que viabilizará a legitimidade para o acesso à Inteligência Estratégica.

Ving Tsun para as Crianças

Tendo por base o Sistema Ving Tsun, a criança terá acesso através de movimentos lúdicos a um ambiente saudável e propício para seu desenvolvimento corporal, intelectual e emocional. Através da relação Mestre-Discípulo, será instaurado o aprendizado baseado na Atenção Cuidadosa com o Mestre, os colegas de prática e o local de prática. A criança será respeitada dentro das condições emocionais e psíquicas da idade e iniciará um processo tutorado de identificação e desenvolvimento da sua Inteligência Estratégica para o amadurecimento Humano.